A Delegacia de Saúde de São Filipe prevê começar, na próxima semana, a inspecção dos recintos desportivos existentes na cidade de São Filipe, visando a retoma das actividades desportivas, nomeadamente o futebol.
A Delegada de Saúde de São Filipe, Joana Alves, que já teve um encontro com o presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), Pedro Pires, avançou que aguarda a entrega dos planos para começar a inspeccionar e decidir se os espaços reúnem as condições para o seu funcionamento no novo quadro, sublinhando que na sexta-feira disponibilizou uma enfermeira para apoiar a associação a ultimar as condições exigidas.
A Delegada de Saúde, que participou na reunião do comité de pilotagem de combate à covid-19 no município de São Filipe, indicou que os recintos serão liberados se preencherem os requisitos que constam da decisão governamental publicada no Boletim Oficial.
“Nenhum dos espaços existentes na cidade estão abertos neste momento porque ainda não se fez a inspecção”, disse Joana Alves.
Com relação à retoma do futebol, existem três espaços no município de São Filipe, nomeadamente o estádio 5 de Julho e os campos de Lém (São Filipe) e São Lourenço (norte), mas essas infraestruturas desportivas, segundo o presidente da câmara, Nuias Silva, não dispõem das condições para a realização dos campeonatos regionais do primeiro e segundo escalões.
Segundo o mesmo, a relva do estádio 5 de Julho não está em condições para a prática de futebol e os dois campos relvados não dispõem de instalações sanitárias, indicando que a autarquia poderá tentar resolver esta situação no campo de São Lourenço para que se realize o campeonato a não ser que a mesma venha decorrer nos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo.
Já o director do hospital regional, Evandro Monteiro, questiona a pressa para a retoma das actividades desportivas, nomeadamente do futebol e nos moldes que se quer neste momento, pondo em risco a segurança sanitária, defendendo a necessidade de realização de um encontro alargado para analisar a situação.
Ainda em relação à retoma das actividades a autarquia foi alertada de que as placas desportivas do interior do município estão a ser utilizadas pelas equipas federadas para a preparação para a retoma do futebol, sem respeitar as regras e com aglomeração de pessoas.
Neste particular, Nuias Silva indicou que a câmara não autorizou a utilização dessas infra-estruturas desportivas que, segundo o mesmo, estão a ser “invadidas”, sublinhando que vai mandar afixar avisos sobre a sua utilização até que se passe a gestão das placas para as associações de desenvolvimento comunitário.
As autoridades de Saúde salientaram que em relação à utilização das placas e nos moldes em que estão a ser utilizadas devem merecer uma intervenção urgente da autarquia.
Inforpress/Fim