O jogo Vulcânico – Botafogo é o destaque da 9ª jornada e última da primeira volta do campeonato de futebol do primeiro escalão, duas equipas que ocupam o segundo e terceiro lugares na tabela classificativa, separadas por dois pontos.
Quer uma como a outra vai entrar em campo no sábado com o objectivo de amealhar os três pontos para se manter na corrida ao título.
O Vulcânico, que estabeleceu como meta para esta temporada a “reconquista” do título, já sabe que não pode perder, pese embora um empate pode ainda manter as suas aspirações, enquanto o Botafogo que há uma década não conseguiu o titulo de campeão regional só a vitoria lhe interessa, pois em caso de uma derrota, deixa fugir os dois principais adversários, Académica e Vulcânico.
O jogo entre as duas agremiações é no sábado, no estádio 5 de Julho, logo a seguir da partida entre o líder Académica e o Desportivo de Cova Figueira que reparte a sétima posição com o Nova Era, ambos com nove pontos.
Além das razões já mencionadas a rivalidade existente entre o Vulcânico e Botafogo por si só constitui um elemento fundamental para que este jogo seja esperado com muita expectativa e foi preparado ao longo da semana pelos respectivos treinadores.
Além das duas partidas previstas para 5 de Julho, Académica – Desportivo e Vulcânico – Botafogo, no mesmo dia, mas no estádio Francisco José Rodrigues o Cutelinho, penúltimo classificado com apenas quatro pontos, recebe o Valencia, sexto na tabela classificativa e o No Pintcha que ocupa o quarto posto recebe o Spartak, quinto classificado.
A fechar a jornada o ABC de Patim defronta, no estádio 5 de Julho o Nova Era, num jogo de equilíbrio.
Jogos da 9ª jornada, sábado em São Filipe (5 de Julho) Académica – Desportivo e Vulcânico – Botafogo e nos Mosteiros (Francisco José Rodrigues) Cutelinho – Valencia e No Pintcha – Spartak e no domingo no 5 de Julho ABC de Patim – Nova Era.
A nível do segundo escalão o campeonato será reatado com a realização dos jogos da quarta jornada da fase de grupos.
Para o grupo A jogam Brasilim – Juventus de Curral Grande, Atlântico – Luzabril e Juventude – União de São Lourenço e para o grupo B jogam Baxada – Parque Real, Esperança – Atlético e Grito Povo – Pavense.
O grupo A é liderada pelo Juventus com nove pontos, seguido de União de São Lourenço e Atlântico com seis, Luzabril, Juventude com três pontos e de Brasilim que ainda não pontuou.
O grupo B é liderado pelo Pavense com nove pontos, seguido de Grito Povo com sete, Esperança com seis, Atlético com três, Parque Real um e Baxada ainda não pontuou ao fim de três jornadas.
Inforpress/Fim