O Desportivo de Cova Figueira, líder da segunda fase do campeonato regional de futebol do segundo escalão, recebe hoje, 25 de julho, no estádio Monte Pelado, a formação de União, segunda classificada, no jogo a contar para a terceira jornada.
O jogo está programado para as 16:00 e em caso de vitória, a formação do Desportivo de Cova Figueira, que está no segundo escalão há cerca de 10 anos, dá um passo significativo rumo a ascensão ao primeiro escalão.
Um dos dirigentes do Desportivo disse à Inforpress que, apesar de não contar com pelo menos três jogadores influentes para esta jornada, dois estão ausentes da ilha e um tem familiar morto, o objectivo é ganhar a formação de União e continuar a caminhada rumo ao primeiro escalão.
Já a equipa de União de São Lourenço, que está no escalão inferior apenas uma época, aposta no seu regresso ao escalão principal e desloca-se a Cova Figueira com o objectivo de fazer um bom jogo frente ao líder da prova.
No estádio 5 de Julho, em São Filipe, a equipa de Luzabril, que ocupa a terceira posição na tabela, com apenas um ponto, recebe a formação de Baxada que ainda não pontuou nesta fase do campeonato regional de segundo escalão, sendo que as duas equipas andam à procura da primeira vitória e ainda poder sonhar com a subida ao primeiro escalão.
Jogos da terceira jornada da segunda fase do campeonato regional de futebol: Desportivo – União de São Lourenço no estádio Monte Pelado (Cova Figueira) e Luzabril – Baxada no estádio 5 de Julho (São Filipe).
Recorde-se que a segunda fase da prova foi retomada a 17 de Julho, depois de estar suspensa desde 05 de Maio, devido a um protesto apresentado pela formação de Esperança de Achada Furna que reivindicava a passagem à segunda fase.
O presidente do conselho jurisdicional, que se sentiu desautorizado pela direcção e pelo Conselho de Disciplina da Associação Regional de Futebol do Fogo, já entrou com uma providência cautelar a pedir a suspensão da prova, ao mesmo tempo que reclamou do acórdão do Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) que mandou indeferir o recurso apresentado pela Esperança, por falta de pagamento de caução quando devia notificar a equipa a faze-lo.
A segunda fase é disputada pelas duas equipas primeiras classificados dos grupos A e B, no sistema de todos contra todos a duas voltas, sendo que os dois primeiros classificados vão ascender ao campeonato do primeiro escalão na próxima época, ocupando os lugares deixados pelo Cutelinho dos Mosteiros e ABC de Patim, que foram despromovidos ao escalão inferior.
Com Inforpress