Monday, 05 May 2025

C Cultura

Casa das Bandeiras pretende assinalar os 100 anos de nascimento de Teixeira de Sousa reeditando alguns trabalhos

A Fundação Casa das Bandeiras, na ilha do Fogo, pretende assinalar, a 06 de Setembro, o centenário do nascimento do médico, escritor e antigo presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Henrique Teixeira de Sousa, avançou o seu administrador.

Segundo o administrador Henrique Pires, a Fundação Casa das Bandeiras, que é detentora de todo o espólio de Teixeira de Sousa, doado pelos familiares desta figura emblemática da ilha do Fogo e de Cabo Verde, constituído por centenas de documentos, incluindo alguns inéditos, quer assim assinar os 100 anos do seu nascimento.

Para melhor programação e promover uma maior divulgação das outras facetas de Teixeira de Sousa e que são pouco conhecidas, reeditando seus trabalhos científicos e demais intervenções públicas, a Casa das Bandeiras solicitou a participação da autarquia de São Filipe na formatação final do programa.

Igualmente a Fundação Casa das Bandeiras convida o presidente da Câmara de São Filipe a presidir à comissão de honra, assim como a indicação de um representante da autarquia para juntamente com os membros da comissão organizadora, constituída por Fausto do Rosário, Luís Pires, Paulo Pina, Mário Barbosa e representantes da delegação do Ministério da Educação e da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, produzir o programa.

O administrador da Fundação Casa das Bandeiras, Henrique Pires, disse que uma das actividades programadas é a reedição de alguns trabalhos do médico e escritor com mais de meio século, cuja tiragem na altura foi em número reduzido e pouco conhecido, mas de grande interesse e que vale a pena divulgá-los.

De entre as brochuras, a Casa das Bandeiras pensa reeditar “o problema alimentar em Cabo Verde” editado no “Cadernos Caboverdeanos de Cultura e Divulgação nº 1”, em 1954 pela Imprensa Nacional de Cabo Verde, “Alimentação e saúde nas ilhas de Cabo Verde” Praia 1957, documento produzido por Teixeira de Sousa na qualidade de médico-adjunto da missão permanente de estudo e combate de endemias de Cabo Verde e presidente da comissão provincial de nutrição de Cabo Verde.

Na lista de trabalhos que a fundação pretende reeditar no quadro do centenário do nascimento do médico e escritor consta “Bibliografia nutricional de Cabo Verde”, publicado em 1966 na Separata do jornal médico.

Segundo o administrador da Casa das Bandeiras, “se como escritor, Henrique Teixeira de Sousa é bastante conhecido já como médico, nutricionista e político é pouco conhecido”.

Nos seus espólios, alguns inéditos, constam temáticas sociológica, filosófica, jornalística, nutricionista e outros que não são muito divulgados e além da reedição dos trabalhos já mencionados, a Fundação Casa das Bandeiras, pretende retomar nos anos seguintes a sua redição e divulgação, sobretudo dos trabalhos inéditos.

Para Henrique Pires, o facto dos espólios terem sido entregues a esta instituição quando podia ser doado ao museu municipal, a Casa da Memória, Biblioteca Nacional ou ao Instituto de Investigação e Promoção Cultural (IPC) demonstra a responsabilidade que a Casa das Bandeiras tem na divulgação das obras desta figura da ilha, razão pela qual pretende assinalar o centenário do seu nascimento com uma vasta actividade ainda em fase de programação.

Por ocasião da comemoração da efeméride, a Fundação Casa das Bandeiras pretende trazer à ilha do Fogo o filho do médico e escritor que reside em Portugal, José João Henriques Teixeira de Sousa “Zelito”, que trará para a Casa das Bandeiras outros documentos/materiais de Henrique Teixeira de Sousa.

Henrique Teixeira de Sousa nasceu na localidade de Bernardo Gomes (São Filipe) a 06 de Setembro de 1919 e faleceu a 03 de Março de 2005 em Portugal, vítima de acidente.

Fez os estudos primários (Fogo) e liceais (S. Vicente) e em 1945 licenciou em medicina pela Universidade de Lisboa (Portugal) e diplomado com cursos do Instituto de Medicina Tropical e de Medicina Sanitária na Universidade do Porto.

Quadro de saúde foi colocado em Timor e em 1948 foi colocado na sua ilha, onde desempenhou a função de Delegado de Saúde, tendo construído a maternidade do hospital e efectuou o primeiro recenseamento e tratamento dos doentes de lepra que internou em local próprio, criando os alicerces da Gafaria, mais tarde Casa Betânia.

Em 1955/56 frequentou II curso de formação de médicos nutricionistas para África a sul do Saara, em Marselha, França, com estágio no hospital Bichat e no Instituto de Higiene de Paris.

Foi médico adjunto da missão permanente de estudo e combate de endemias de Cabo Verde e presidente da Comissão de Nutrição do arquipélago e os seus méritos foram reconhecidos a nível internacional e a Societé Scientifque d´Higiene Alimentaire de Paris fez dele seu membro titular.

De regresso a Cabo Verde, fixa-se na ilha de São Vicente tendo sido presidente da Câmara Municipal de 1959 a 1965.

Enquanto escritor, além de participar nas revistas e jornais da época, como Claridade e Boletim de Cabo Verde, Teixeira de Sousa foi autor de vários contos e romances, dos quais se destacam “Contra Mar e Vento” (conto 1972) e “Ilhéu de Contenda” (1978), esta última obra adaptada para o cinema pelo realizador Leão Lopes.

Publicou ainda “Capitão de mar e terra” (1984), “Xaguate” (1987), “Djunga” (1990), “Na ribeira de Deus” (1992), “Entre duas bandeiras” (1994), “Oh! Mar de Túrbidas Vagas” (2005), isto sem contar com diversos textos e ensaios publicados em diferentes revistas e jornais.

O seu nome foi associado à escola secundária de São Filipe.

Inforpress/Fim

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is 10MB. Only gif,jpg,png files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Agenda/Eventos

    No events

    Diáspora

    Crónicas

    Carta do Leitor

    Guia Turístico

    Inquérito

    Quando se festeja o "Nhô Sanfilipe"?

    logo fogoportal white

    Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)