Friday, 09 May 2025

C Cultura

Cartaz divulgado junta artista e grupos nacionais e estrangeiros

Os irmãos Calema (São Tome e Príncipe), Beto Dias, Elida Almeida, Djodje, Ferro & Gaita e Tabanka Jazz, constam do leque de artistas e bandas que devem actuar nas festividades do Dia do Município de São Filipe´2018.

Os irmãos Calema, que vão actuar pela primeira vez na ilha do Fogo, constituem a “grande novidade” das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, cujas actividades iniciam a 21 de Abril e terminam no dia 01 de Maio, tendo como palco principal a Praça de Presídio.

Além desses artistas e agrupamentos musicais, do programa inicial, sujeito a “possíveis alterações”, segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Filipe, Caetano Rodrigues, constam ainda nomes como “May back music”, Eder e banda, Du Marthaz, Zé Delgado, Original de Patim, Wilson e banda, Djedje, Lejemea, Mae e banda, 100 juiz, Loony, Elji, Mrs Rappers, Jorge Senna, Grace Évora, Dário, Nho Nany, Nito, Zé Rui e banda e 7sois 7luas da ilha Brava.

O programa inicia-se a 21 de Abril com festival de estrela, seguindo nos dias 23 e 24 a realização de finais de jogos de mesa e dos torneios de voleibol/andebol.

Para o dia 25 de Abril, o programa prevê o início do torneio de futebol feminino, prova de ciclismo no percurso Campanas de Baixo/cidade São Filipe (Aguadinha), atletismo na modalidade de 10 mil metros, torneio dos veteranos e a realização à noite do concurso de beleza, miss São Filipe 2018.

No dia 26, da programação destaca-se a regata (corrida de botes entre Vale dos Cavaleiros e Fonte Bila), fórum de segurança rodoviária, encontro com operadores económicos, prova de hipismo para cavalos de terra e a fase final do torneio de veteranos em futebol.

Para 27 de Abril, dia que se iniciam as actividades ligadas ao ritual da bandeira, nomeadamente o pilão para a preparação do milho para o almoço de cavaleiros e convidados no dia 1º de Maio, está programado a realização da feira de saúde e abertura da feira de artesanato, prova de hipismo, noite de humor e o primeiro dia de baile no Presídio com actuação de artistas e grupos como May back music”, Eder e banda, Du Marthaz, Zé Delgado e Ferro e Gaita.

No dia 28 de Abril dá-se o início ao tradicional torneio de futebol entre as equipas da Académica e Botafogo, segundo e terceiro classificados do campeonato regional do Fogo, selecção dos Mosteiros e o segundo classificado do campeonato regional da Brava.

Haverá ainda nesse dia um baile com Original de Patim, Wilson e banda, Djedje, Lejemea e Tabanka Jazz, enquanto para o dia 27 está previsto, além de final do hipismo, um desfile de moto, acto de responsabilidade social na pediatria do hospital e baile com Mae e banda, 100 juiz, Loony, Elji e Djodje.

No dia 30 de Abril, que normalmente se regista maior movimentação de pessoas, destaque para final do torneio de futebol e baile com Mrs Rappers, Jorge Senna, Grace Évora, Elida Almeida e Calema.

No dia primeiro de Maio, além das actividades religiosas (missa e procissão), almoço dos cavaleiros e convidados, cavalhadas e passagem da bandeira ao festeiro do próximo ano, constam ainda do programa baile no Presídio com 7sois 7luas da ilha Brava, Dário, Nho Nany, Nito, Zé Rui e banda e a fechar as festividades com actuação de Beto Dias

Com Inforpress

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is 10MB. Only gif,jpg,png files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Agenda/Eventos

    No events

    Diáspora

    Crónicas

    Carta do Leitor

    Guia Turístico

    Inquérito

    Quando se festeja o "Nhô Sanfilipe"?

    logo fogoportal white

    Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)