quinta-feira, 28 março 2024

Delegacia de Saúde realiza despistagem da covid-19 em três pontos da parte alta de São Filipe

A delegacia de Saúde de São Filipe, em parceria com Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros e militares, está a promover hoje uma campanha de despistagens da covid-19 em três pontos da parte alta da cidade.

A delegacia colocou três equipas no terreno para realização de testes rápidos, concentrados no átrio da Casa Materna, escola de Santa Filomena e no lar de idoso da OCV no bairro III Congresso, cobrindo assim os bairros mais críticos neste momento em termos de surgimento de casos positivos de novo coronavírus, que são os de Lém de Cima, Santa Filomena e III Congresso.

Em todos os pontos de despistagem as equipas de enfermagem estão a ser apoiados pelos militares que controlam a entrada para evitar aglomeração de pessoas e para cumprir as regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Segundo pudemos apurar os trabalhos decorrem até às 12:30 horas e que a previsão é para a realização, no mínimo de 150 testes rápidos por equipa, mas podendo ir até 200 testes já que por cada equipa tem capacidade para efectuar 200 testes, totalizando 600.

A participação das pessoas era muito satisfatória após o início dos trabalhos e a equipa que está no lar de idoso efectuou testes rápidos a todos os idosos que frequentam o lar da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), além de outras pessoas da comunidade.

Paralelamente a realização dos testes, o comando regional do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), segundo o seu comandante Edson Alfama, iniciou a distribuição de máscaras comunitárias nos referidos pontos, sendo que a previsão é para distribuir mais de um milhar de máscaras.

A ilha do Fogo contabiliza até este momento, perto de 240 casos acumulados da covid-19, sendo 168 nos Mosteiros, 64 em São Filipe, e, três em Santa Catarina, com um total de quatro óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (02).

Cabo Verde contabiliza 802 casos activos da covid-19, 5.932 casos recuperados, 73 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 6.809 casos positivos acumulados.
Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)