22-10-2018

P Personalidades

António Carreira

Historiador e Etnólogo

O etnólogo e historiador, António Barbosa Carreira, filho de António Carreira e Isaura Barbosa, nasceu na Cidade São Filipe, Fogo, a 28 de Outubro de 1905 e faleceu em Portugal a 22 de Abril de 1988.

Órfão de mãe, aos 2 anos, e de pai, aos 7 anos viveu com os tios em Portugal Bissau (Guiné-Bissau), como funcionário dos Correios e quadro administrativo.

Etnólogo e autodidata, realçou a história de Cabo Verde. Em 1962 integrou a equipa do Professor Jorge Dias no Centro de Estudos de Antropologia Cultural, e de 1964 a 1973 realizou 11 viagens de estudos e prospecção de objectos destinados ao museu de etnologia.

Participou na conferência dos Africanistas ocidentais, no Iº congresso nacional de Sertanismo (Brasil 1964) e na internacional sobre tráfico negreiro em Port-au-prince (Haiti - 1978) a convite da Unesco.

Bolseiro do governo Brasileiro, estagiou no departamento de antropologia da Universidade Federal da Bahia (Salvador) e Recife (1967). Exerceu funções de professor convidado na faculdade de ciências sociais e humanas da universidade Nova de Lisboa (1976/77 e 1977/78) e nos anos 80 era um historiador consagrado em Portugal e no estrangeiro.

De entre as várias obras publicadas sobre Cabo Verde, destacam-se “as crises em Cabo verde nos séculos XVI e XVII”, “ a Guine e as ilhas de CV, a sua unidade histórica e populacional”, “a evolução demográfica de Cabo Verde”, “crioulo de cabo verde”, “documento para a história de Cabo Verde e dos rios da Guine, “Formação e extinção de uma sociedade escravocrata”.

Comments fornecido por CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)