quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Mosteiros vai ter quatro casas de juventude para colmatar ausência de centro juvenil

A Câmara Municipal dos Mosteiros pretende instalar no decurso deste ano quatro casas de juventude, duas das quais ainda no primeiro trimestre, de modo a preencher o vazio deixado com a extinção do centro de juventude em 2016.

A informação foi avançada pelo vereador da área da Juventude, Cultura e Desporto, Fábio Vieira, para quem a instalação das casas de juventude constitui uma forma de devolver aos jovens mais espaços de interação e de formação no município.

“A ideia é, na sequência da extinção do centro de juventude, devolver aos jovens um espaço que pode servir para intercâmbio, convívio, para pesquisas, um espaço de educação formal e informal para os jovens”, disse o vereador, indicando que a ideia é que no futuro cada casa de juventude seja um centro de informação nas questões que tem a ver com a juventude, como vagas, bolsas de estudos, oportunidades de financiamento para actividades geradoras de rendimento.

O vereador adiantou ainda que no primeiro trimestre serão instaladas as casas de juventude nas zonas norte e sul, respectivamente em Atalaia que vai servir também aos jovens de Ribeira do Ilhéu, e Achada Grande para dar cobertura aos jovens das localidades de Relva e Corvo, além de Achada Grande.

Ainda no decorrer de 2019 serão instaladas as outras duas casas de juventude nas zonas altas e no litoral do município dos Mosteiros.

As casas de juventude terão como foco a promoção da participação cívica da camada jovem, a implementação de iniciativas no sector do desporto e da cultura, promovendo assim hábitos de vida saudáveis, mas também o desenvolvimento de projectos nos domínios de empreendedorismo, artes, teatro, cinema e das tecnologias.

Elas serão dotadas na fase inicial de sala multiuso com materiais e equipamentos informáticos, televisão por cabo e acesso a internet “wireless” grátis e representa um investimento de cerca de um milhão de escudos.

O município dos Mosteiros, segundo o vereador, tem a funcionar desde 2015 o conselho municipal da juventude que é um órgão consultivo da edilidade em matéria relacionada com a definição de políticas públicas para a juventude.

Ainda para o sector de juventude, Fábio Vieira disse que a edilidade vai dar início nos próximos dias aos trabalhos de manutenção do estádio Francisco José Rodrigues com a colocação de uma nova vedação, arranjo da cabine de imprensa, substituição de parte da relva que está danificada e colocação de granulado de borracha, um investimento na ordem dos dois mil contos que será realizado pela Ecotenis, empresa que colocou a relva no referido espaço desportivo.

Além disso, a edilidade vai proceder à apresentação e oficialização do projecto de relvamento do campo de Ribeira do Ilhéu, zona norte do município, e o lançamento do concurso para adjudicação das obras, prevendo que até o final do ano esta localidade passa a dispor de um campo relvado.

O vereador, que promoveu recentemente um encontro com os agentes carnavalescos para a preparação do Carnaval 2019, disse que a vereação vai criar uma comissão “ad-hoc” para trabalhar na preparação da terceira gala municipal do desporto, mas também trabalhar para realização, no mês de Março, da primeira amostra do teatro municipal e para a realização da primeira gala cultural municipal.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)