23-10-2018

N Notícias

Praga da lagarta-do-cartucho-do-milho provoca estragos nas culturas de sequeiro em Santiago e Fogo

A lagarta-do-cartucho-do-milho está a provocar estragos nas culturas de sequeiro nos municípios de Santa Cruz, Tarrafal e Mosteiros, e as equipas do Ministério da Agricultura estão no terreno a apoiar os agricultores no combate a esta praga.

A informação foi avançada à Inforpress pelo coordenador do Grupo de Trabalho Pluridisciplinar que faz o seguimento da campanha agrícola, Celestino Tavares, que adiantou que as equipas de terreno têm registado ataques ligeiros em vários locais, sendo que os estragos mais expressivos acontecem nos concelhos acima referidos.

“Nos concelhos de Santa Cruz, Tarrafal e Mosteiros estamos a registar alguns estragos, mas as intervenções estão em curso, neste momento. As delegações do Ministério estão a apoiar agricultores no combate dessa praga que apareceu em Cabo Verde no ano passado”, disse o técnico.

A praga da lagarta-do-cartucho-do-milho ataca a cultura do milho ao longo de todo o seu processo, desde crescimento, floração e fortificação, e os agricultores podem recorrer a vários produtos para combater a praga, quer naturais como químicos.

De acordo com Celestino Tavares o tratamento das plantas está a ser feito pelos proprietários das parcelas e o ministério está também a recrutar aplicadores para ajudar no tratamento.

Para além da praga da lagarta-do-cartucho-do-milho, as equipas de acompanhamento do ano agrícola registaram também a existência de praga de gafanhotos em alguns municípios de Santiago (São Domingos e Praia) e na ilha do Maio.

Celestino Tavares explicou que os ataques de gafanhotos são ligeiros, estando o tratamento a decorrer normalmente.

Apesar da instalação do ano agrícola um pouco mais tarde do que o habitual, as culturas estão a desenvolver em “bom ritmo” e as chuvas tem caído com um intervalo bom, indicou.

Inforpress/fim

Comments fornecido por CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)