23-10-2018

N Notícias

Lançado concurso para projecto de optimização da rede de água para agricultura na zona sul

O Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Programa de Oportunidades Socioeconómicas no Meio Rural (Poser), procedeu ao lançamento de concurso público para projecto de optimização da rede de abastecimento de água para agricultura na zona sul.

O concurso público é denominado de “execução do projecto de optimização da rede de abastecimento de água – sistema São Filipe – circuito adutor e distribuir de água para agricultura, zona sul, ilha do Fogo” e consiste em duas fases distintas.

A execução do projecto está subdividida em oito lotes, sendo quatro lotes de empreitadas para instalação e equipamentos hidráulicos e de automatização, dois lotes de empreitada de obras de construção civil e outros dois para construção de rede de adução de água.

O concurso público decorre até o dia 30 de Outubro e as propostas serão abertas no dia seguinte, 31, na sede do Programa de Oportunidades Socioeconómicas no Meio Rural (Poser).

Segundo uma fonte ligada à Comissão Regional de Parceiros (CRP) ligado ao programa Poser, esta entidade decidiu suspender o financiamento de pequenos projectos como instalação de pequenas parcelas e de pecuária com disponibilização de raças melhoradas de caprino, para investir primeiro na mobilização de água para resolver o problema existente e só depois financiar pequenos projectos.

O programa financiou já a execução de um furo de prospecção de água para agricultura no sítio de Ilhéu de Pena (Djéu di Pena), situado ente o aeródromo de São Filipe e o Santuário Nossa Senhora Socorro, o equipamento deste furo e mais um situado nas proximidades de Monte Genebra, visando aumentar a disponibilidade de água fornecida aos agricultores com parcelas irrigadas entre Brandão e Fonte Aleixo e a sua extensão de Fonte Aleixo até o povoado de Roçadas, permitindo assim aumento de área irrigada, com a optimização da rede.

Com Inforpress

Comments fornecido por CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)