sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Campeonatos do primeiro e segundo escalões retomados este fim de semana

Os campeonatos regionais de futebol do primeiro e segundo escalões são reatados este fim de semana após a pausa para a realização de mais uma eliminatória da “taça Fogo”.

No campeonato do primeiro escalão realizam-se os jogos referentes a oitava jornada, a penúltima da primeira volta, nos estádios 5 de Julho (São Filipe) e Monte Pelado (Cova Figueira).

A formação do Botafogo, que na última jornada venceu a Académica por 2-0 e assumiu, pela primeira vez, a liderança da prova com 17 pontos, mais um que a Académica, recebe no estádio 5 de Julho a formação de No Pintcha, quinto colocado na tabela classificativa com sete pontos, mas menos um jogo.

O Botafogo, que está em jejum nas últimas 10 épocas, parte como favorito para esta partida, não só pela diferença pontual na tabela classificativa, mas também porque, pelo historial das várias épocas, o Botafogo tem um saldo favorável de vitória nos confrontos com o No Pintcha dos Mosteiros.

Outra partida importante desta jornada colocada frente a frente o Spartak e a Académica, o nono classificado com apenas cinco pontos e o segundo classificado com 16 pontos.

Ambas as formações sofreram derrotadas na última jornada, tendo o Spartak sido derrotado pela Nova Era por 3-1 e Académica derrotado pelo Botafogo por 2-0, e, quer uma como a outra pretende conquistar os três pontos que permite ao Spartak fugir da zona de despromoção em que se encontra e a Académica na corrida ao título que lhe foge há quatro épocas.

Pelo posicionamento na tabela classificativa, a Académica é tida como favorita a conquistar os três pontos, mas a formação do Spartak sempre criou dificuldades a Académica e, na última temporada, contribui para que a esta agremiação não chegasse ao título, por isso, espera-se uma boa partida de futebol.

Já o campeão regional em título, o Vulcânico, que na jornada anterior goleou a formação de Baxada de Cova Figueira por 10-1. no estádio Monte Pelado, defronta o Nova Era, num jogo que se afigura difícil para o Vulcânico, que, na época passada, sentiu dificuldades frente a esta agremiação desportiva.

Tendo em conta a prestação do Nova Era frente aos chamados “grandes”, perdeu por 1-0 frente a Académica e por 2-1 no confronto com o Botafogo, aguarda-se uma partida difícil para o Vulcânico que está “proibido” de perder mais pontos sob pena de deixar cair por terra a aspiração de chegar ao tetra no campeonato regional do primeiro escalão.

Ainda no estádio 5 de Julho, a formação de Valência, que ocupa a oitava posição com apenas cinco pontos, recebe o Atlético, quarto classificado com nove pontos e no estádio Monte Pelado, as duas equipas do município de Santa Catarina do Fogo, o Desportivo, sétimo classificado com seis pontos, e Baxada, ultimo classificado com apenas quatro pontos, jogam-se entre si.

Jogos da oitava jornada do campeonato regional do primeiro escalão, sábado no estádio 5 de Julho (São Filipe) Vulcânico – Nova Era e Spartak – Académica e no estádio Monte Pelado, Desportivo – Baxada. Domingo, no 5 de Julho, jogam Valência – Atlético e Botafogo – No Pintcha.

Com relação ao segundo escalão realizam-se os jogos referentes a quarta jornada da fase de grupos. No grupo A, constituído pelas equipas dos Mosteiros e Santa Catarina, jogam Esperança – Figueira Pavão e Grito Povo – Cutelinho, ficando de fora a formação de Parque Real e, no grupo B, formado pelas equipas de São Filipe, jogam Juventude – Atlântico, ABC – Brasilim e Luzabril – União de São Lourenço, ficando isenta a formação de Juventus de Curral Grande.

O grupo A é liderado pelo Grito Povo com nove pontos em três jogos, seguido do Cutelinho com seis pontos em duas partidas disputadas, de Parque Real com três pontos em três jogos e de Esperança e Figueira Pavão com zero pontos em duas partidas já realizadas.

No grupo B, a classificação é liderada pelo Juventus de Curral Grande com nove pontos em três partidas realizadas, seguido de Juventude de São Filipe com seis pontos (menos um jogo), ABC de Patim com quatro pontos, Atlântico dois pontos, Brasilim um ponto e Luzabril e União de São Lourenço ainda não pontuaram e ocupam as últimas posições.

Os dois primeiros classificados de cada grupo vão disputar a segunda fase do campeonato regional do segundo escalão, entre 30 de Março e 12 de Maio, num sistema de todos contra todos a duas voltas e os dois primeiros classificados ascendem, de forma directa, ao primeiro escalão na próxima época futebolística.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)