quarta-feira, 22 maio 2019

D Desporto

Botafogo mantém a liderança e Vulcânico fica praticamente arredado na corrida ao título

O Botafogo venceu o Valencia por 1-0 e mantém a liderança, enquanto o Vulcânico, campeão em título, empatou a zero nos Mosteiros, frente ao Atlético, e viu o sonho de conquistar o tetra a desmoronar-se.

O Vulcânico que à entrada desta jornada ocupava a terceira posição com menos quatro pontos que o líder, estava “proibido” de ceder quaisquer pontos na sua difícil deslocação aos Mosteiros para defrontar, no estádio Francisco José Rodrigues, o Atlético, mas não foi além de um empate a zero golos, ficando agora a seis pontos do líder, e praticamente o objectivo de conquistar o quarto título consecutivo caiu por terras.

O Vulcânico, que ainda não perdeu, averbou mais um empate, o sexto em 11 jogos, tendo neste momento 21 pontos e com dois adversários à sua frente na corrida ao título.

Já o Botafogo conseguiu o serviço mínimo numa partida em que dominou o seu adversário mas só no minuto 44 do segundo tempo encontrou com a baliza com Zelito numa jogada de contra ataque a receber um passe do seu colega e a desviar para o poste mais distante do guarda-redes Betinho, que nada podia fazer, marcando assim o único golo.

O golo foi muito festejado quer pelos jogadores como pelos dirigentes e adeptos do Botafogo e na sequência o delegado ao jogo e um jogador foram expulsos e o autor do golo amarelado por ter tirado a camisola no festejo do golo.

A formação de Valencia que precisa de pontos, esteve muito bem no sector defensivo com o reforço Jarro a controlar as operações, razão porque o Botafogo não conseguiu marcar por mais vezes.

A anteceder o jogo entre Botafogo e Valência, no estádio 5 de Julho, a formação de Nova Era, conseguiu um triunfo importante ao derrotar o Baixada de Cova Figueira por duas bolas a zero, com golos de Edy, no primeiro tempo de grande penalidade e Edson, no segundo tempo, aproveitando a defesa incompleta do guarda-redes de Baixada.

Com esta vitória e a derrota do Valencia, o Nova Era salta da última posição para a oitava, saindo assim da zona de despromoção que passa a ser ocupada por Baixada e Valência.

Nos Mosteiros, na segunda partida, o No Pincha consentiu um empate a um golo frente ao Spartak, isto depois de ter estado a perder durante vários minutos e não ter finalizado com sucesso a marcação de um penalte.

Hoje, domingo a Académica derrotou, no estádio 5 de Julho, o Desportivo de Cova Figueira por 4-2, no jogo do fecho da décima primeira jornada e continua a um ponto da liderança do campeonato regional do primeiro escalão.

Resultado completo da décima primeira jornada do campeonato regional do primeiro escalão: Atlético 0 – Vulcânico 0, Nova Era 2 – Baixada 0, Botafogo 1 – Valência 0, No Pincha 1 – Spartak 1 e Académica 4 – Desportivo 2.

Classificação do campeonato regional do primeiro escalão após a 11ª jornada: Botafogo lidera com 27 pontos, seguido da Académica, com 26 pontos, Vulcânico 21, No Pintcha 15, Desportivo 13, Atlético 12, Spartak e Nova Era tem 10, Valência nove e Baxada oito pontos.

No próximo fim-de-semana, os campeonatos regionais do primeiro e segundo escalões sofrem paralisação para dar lugar à terceira eliminatória da “taça Fogo” em futebol, com os
jogos Baxada – Atlético (Monte Pelado), Botafogo – Spartak, sábado no 5 de Julho, Nova Era – No Pintcha e Vulcânico – Académica, domingo no estádio 5 de Julho.

No próximo fim-de-semana, dias 02 e 03 de Fevereiro, inicia-se o campeonato regional no escalão de sub-17, com a participação de seis equipas, sendo quatro de São Filipe, nomeadamente ABC, Académica, Atlântico e Botafogo, uma dos Mosteiros, Menis di Terra e uma de Santa Catarina do Fogo, Pavense.

Para a primeira jornada jogam ABC – Botafogo, no campo de São Lourenço, Académica – Atlântico, no estádio 5 de Julho e Menis di Terra – Pavense, no Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros.

 Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)