quarta-feira, 02 dezembro 2020

C Cultura

Sodade é título de filme de ficção que realizador brasileiro tenciona rodar em Cabo Verde

O realizador brasileiro Joel Zito Araújo tenciona rodar em Cabo Verde, dentro de dois a três anos, um filme de ficção intitulado de Sodade.

A informação foi revelada pelo próprio realizador, que se encontra na ilha do Fogo, e que já dispõe de um semi-roteiro do filme, mas a data de rodagem ainda não está definida.

Araújo disse que espera concretizar a ideia num período de três anos, dependendo do financiamento.

O realizador brasileiro disse que queria produzir um documentário sobre Cesária Évora, o que não se concretizou por ter levado muito tempo para se encontrar com a Cesária, que viajava muito, e só teve a oportunidade de a encontrar e falar com ela dois meses antes da sua morte.

Depois de não ter concretizado este projecto, agora o realizador brasileiro está a trabalhar neste projecto de ficção que se chama Sodade e que será rodado em algumas ilhas com lugares com “cenários impactantes”, como Fogo, Brava, Santo Antão e interior da ilha de Santiago, com actores nacionais e internacionais.

“Entre a ideia e a realização do filme a gente passa por um deserto mais complicado que é o mobilizar dinheiro para fazer o filme”, disse o realizador, justificando a razão da não determinação de uma data concreta para sua rodagem.

Joel Zito Araújo foi o realizador do documentário “Meu Amigo Fela” uma biografia de Fela Kuti, “um génio africano, um grande africanista, que criou o afro beat e que teve uma vida trágica”

Conforme a mesma fonte, Fela Kuiti foi um multi-instrumentista nigeriano, músico, compositor, pioneiro do género musical afro beat, activista político e dos direitos humanos, de entre outros.

Neste sector da Sétima Arte, um grupo de pessoas pretende criar um cineclube na cidade de São Filipe, já que a ilha do Fogo não dispõe, neste momento, de nenhuma sala de cinema.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)