22-09-2018

C Cultura

Faleceu “Nhô Sopa” uma das figuras das bandeiras da ilha do Fogo

Daniel Alves, mais conhecido por “Nhô Sopa”, uma das figuras das tradicionais festas das bandeiras da ilha do Fogo, faleceu hoje no hospital regional São Francisco de Assis, onde se encontrava internado há mais de um mês.

Nhô Sopa, descrito como “colador extraordinário” das tradicionais festas das bandeiras, aprendeu esta arte na adolescência, aos 14 anos, e desde sempre marcou presença nas festas celebradas na cidade de São Filipe, desde São Sebastião, passando por São Filipe, São João e São Pedro.

Na qualidade de figura das tradicionais festas da bandeira, representou a ilha do Fogo em algumas actividades culturais noutras ilhas, enquanto “colador”, mas também como dançarino de “Canisade” uma espécie de dança genuína da ilha e que faz parte do ritual das bandeiras.

Nhô Sopa era trabalhador do serviço de saneamento da edilidade de São Filipe e uma figura muito conhecida quer na cidade como um pouco pela ilha do Fogo.

O funeral realiza-se na tarde desta segunda-feira, na cidade de São Filipe.

 

Com Inforpress

Comments fornecido por CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)