22-08-2018

O majestoso vulcão da ilha de Fogo, o maior atrativo turístico da ilha e do país, situado a 20 km da Cidade de Cova Figueira, surge do coração de Chã das Caldeiras e atinge os 2.829 metros sobre o nível médio do mar. Da mesma cratera, o esbelto cone do Pico do Fogo desdobra suas cores cinzentas e vermelhas pelas escórias que o envolve, até alcançar tons mais escuros para terminar num negro intenso e azul de lavas, que um dia avançaram sobre os cultivos e pequenos assentamentos humanos, deixando por terra as benfeitorias das pessoas que ali habitavam.

Entre escórias acinzentadas e cinzas vulcânicas, destacam-se de uma forma brilhante, no mês primaveril de Março, os primeiros gomos da videira, de variedade Moscatel Branca, que darão lugar, nos próximos meses, ao excelente vinho, de sabor a fruta e de aroma denso e complexo, produzido pela Associação dos Agricultores de Chã.

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)