22-10-2018

No limite norte do Município de Santa Catarina a fazer fronteira com o Concelho dos Mosteiros, a 4 km da Cidade de Cova Figueira, deparamos-nos com a ribeira de Nha Lena, a nascer no vulcão até ao mar, com uma característica peculiar que todos que por lá passam sentem na obrigação de render uma homenagem com uma fotografia de recordação. Atinge os 20 a 25 metros de altura e os seus 30 metros de largura, no seu leito, durante vários meses do ano nota-se o escoar das águas acizentadas pelas poeiras do vulcão que passando pelo filtro natural das terras, servirão para matar a sede às plantas, às galinhas de matos e lagartos fazendo assim o ciclo ecológico funcionar.

Segundo a lenda, nos tempos remotos os reinados costumava circular pelas diversas localidades da ilha, e, na travessia pela ribeira de Nha Lena disapareceram sem deixar sequer “rastos”, facto esse que faz com que os actuais e poucos reinados existentes na ilha temem atravessar a ribeira, e para chegar aos mosteiros fazem o regresso via norte.

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)